Uma equipe de agentes da Polinter da Bahia prendeu ontem (26) o homicida Silvino da Silva Barroso, conhecido por “Vei”, de 22 anos, autor de um assassinato ocorrido há um ano e três meses, em Juazeiro do Norte,  interior do Ceará. No dia 1º de novembro de 2005, ele matou a tiros, naquela cidade, a adolescente Monna Kyttia Silva Feitosa, de 14 anos, ao tentar estuprá-la e, em seguida, fugiu para a Bahia.

A mãe da adolescente tinha um pequeno comércio que funcionava na casa ao lado da residência do assassino. A menina tinha ido à casa do criminoso, a pedido da mãe, entregar uma linha de costura, no valor de R$ 0,30. Quando a menina saiu, a mãe foi tomar banho e, de repente, escutou um estampido. A vítima saiu da casa do acusado com as roupas rasgadas, uma perfuração à bala no rosto e hematomas.

Monna Kyttia morreu diante da mãe, enquanto Silvino pulou um muro com arma na mão e fugiu, ameaçando a mãe, caso fosse denunciado à Polícia local. Nas diligências para descobrir o paradeiro do homicida, investigadores de Juazeiro do Norte levantaram pistas a partir de ligações telefônicas que ele fazia para a mãe da vítima, sempre com ameaças.

Os policiais apuraram, posteriormente, que o pai de Silvino, Cícero Barroso dos Santos, tinha uma moto e, a partir do número do Renavan, os agentes constataram que o homicida estava morando em Camaçari, na Avenida Rio Camaçari, 54, Região Metropolitana de Salvador, endereço do seu pai.

A partir daí, a Polinter baiana foi acionada e ontem, no final da manhã, Silvino Barroso foi capturado em Camaçari, no interior de um bar, onde jogava baralho. Ele estava usava uma barba como disfarce, pois sabia que a sua foto circulava como procurado pela Justiça cearense.

O delegado José Walter Seixas, diretor da Polinter, informa que a Justiça de Juazeiro do Norte já foi comunicada da captura do criminoso. A prisão foi em cumprimento ao mandado de preventiva expedido pelo juiz Ademar da Silva Lima, titular da 1ª Vara Crime da Comarca de Juazeiro do Norte (CE), datado de 8 de novembro de 2005, com base no artigo 121, do CPB, por homicídio. Silvino será recambiado para o Ceará nas próximas horas.