Mais de 90% dos táxis que rodam em Salvador já foram aferidos em ação conjunta da Gerência de Táxi e Transportes Especiais da Prefeitura de Salvador (Getax) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). A verificação anual dos taxímetros realizada em todo o estado teve início no dia 7 deste mês e termina no dia 28 de agosto. A operação garante ao consumidor a precisão do valor apresentado pelo taxímetro. Os taxistas que não comparecerem deverão justificar a ausência.

O cronograma prevê a vistoria de 100 veículos por dia. Os taxistas devem se dirigir ao posto de aferição da Getax, no Estacionamento São Raimundo – Vale dos Barris, com o documento do veículo e o certificado de aferição do ano passado.  É obrigatório também aos veículos que utilizam combustível de gás natural veicular apresentar o selo de autorização atualizado.

Segundo Ricardo Reis, diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, o instituto mantém, no posto de aferição, uma equipe de técnicos devidamente habilitada para realizar a verificação dos taxímetros. Já foram aferidos e estão em situação regular quase 1.100 táxis.

O Ibametro agilizou o processo de verificação dos taxímetros com a criação de uma plataforma simuladora de pista. “Durante a simulação, o pneu do táxi gira e a partir disto é contada a corrida.  Na bandeira 1, o valor cobrado por quilometragem rodada é de R$1,30; na bandeira 2 o preço vai para R$1,70”, explica Ricardo Reis.

“Este procedimento é bem melhor do que o antigo sistema”, avalia o gerente geral da Getaxi, Moacir Brum. “Antes, os técnicos do instituto acompanhavam os motoristas. A verificação ocupava as ruas e isto trazia transtornos ao trânsito”, explica. Além da plataforma simulada, existe o teste da hora parada, realizada também por fiscais do Ibametro com ajuda de um cronômetro. Agora, aos taxistas basta se encaminhar ao pátio de verificação das 9 às 11h e das 13 às 16h30.