A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promoveu hoje (11) uma oficina para a implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A Caderneta é uma importante estratégia para implementação do Pacto pela Vida e avaliada, pelo Ministério da Saúde, como um instrumento de cidadania, onde a pessoa idosa terá em mãos informações relevantes sobre sua saúde, possibilitando um melhor acompanhamento nos serviços de saúde.

O encontro, que aconteceu durante todo o dia, no auditório do Centro de reuniu técnicos do Ministério da Saúde, Sesab, Diretorias Regionais de Saúde (Dires), universidades, Conselho de Direitos do Idoso e de Organizações Não Governamentais. Os profissionais de saúde tiveram a possibilidade de planejar e organizar as ações de promoção, recuperação e manutenção da capacidade funcional das pessoas idosas, assistidas pelas equipes de saúde.

A caderneta, portando, será um instrumento de identificação de situações de risco potenciais para a saúde do idoso. A implantação da caderneta se dará inicialmente a partir das equipes do Programa de Saúde da Família.

A Sesab, através da Diretoria de Gestão das Ações e Serviços de Saúde e da área Técnica da Saúde do Idoso, vai elaborar um cronograma de encontros com os participantes do evento para compor um grupo de trabalho para construção da Política de Saúde do Idoso na Bahia.