LOCAL: Forte São Marcelo.
DATA: 20.09.07 (quinta-feira).
HORÁRIO: 18h30.

O QUE É: Inauguração da eletrificação e iluminação artística do Forte São Marcelo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

OBRA: É resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador. A Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinfra) implantou um quilômetro de cabo subterrâneo e 300 metros de subaquático para levar energia elétrica a todas as dependências do forte, num investimento de R$ 754 mil. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) investiu R$ 280 mil para a instalação de iluminação cênica em todo o local. Os serviços além de valorizar esteticamente o monumento, vão proporcionar mais segurança aos visitantes e desativar os geradores a diesel até então utilizados, que ocasionavam problemas ambientais, como a poluição do ar, o risco de contaminação do solo devido ao vazamento de combustível e os altos ruídos.


MEIO-AMBIENTE: Para a realização das obras foram adotados todos os cuidados para não impactar o meio-ambiente, nem causar a desarmonia e descaracterização do lugar. O início dos serviços aconteceu somente após a obtenção de todas as licenças e anuências prévias dos órgãos competentes, como os Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natuarias Renováveis (Ibama), a Secretaria Estadual de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Marinha do Brasil e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

MUSEUS: Instalados no Forte São Marcelo, os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade, abrigam um rico acervo que retrata a história de Salvador. A nova iluminação facilitará a visualização e entendimento das exposições permanentes, temporárias e midiatecas disponíveis nas 14 salas dos museus.

FORTE: Inicialmente construído em madeira, foi edificado em alvenaria em 1623, sendo um ano depois ocupado pelos conquistadores durante a invasão holandesa. Dele, os inimigos disparavam balas incendiárias, aterrorizando os moradores soteropolitanos. Já na tentativa de ocupação liderada pelo holandês Maurício de Nassau, em 1638, o forte teve papel decisivo para manter a esquadra do conquistador à distância. Em 1650, começou a execução das obras que lhe deram o tão peculiar formato circular. Mais de um século e meio depois, as últimas reformas finalizaram a formatação atual. Um dos principais marcos históricos da Baía de Todos os Santos, o Forte São Marcelo foi alvo de ocupações e enfrentou batalhas decisivas contra os corsários que atacavam a cidade nos três primeiros séculos de colonização. Após longos anos fechado, foi aberto à visitação pública em março de 2006, após um trabalho de recuperação de iniciativa da prefeitura de Salvador. Hoje, o local abriga, além dos museus, um espaço para eventos na área externa e auditório.