LOCAL: Município de Seabra, na região da Chapada Diamantina, a 456 quilômetros de Salvador.
DATA: 28.09.07 (sexta-feira).
HORÁRIO: 10h.



O QUE É: Inauguração de sistema de abastecimento de água na comunidade de Bebedouro, a dez quilômetros da sede do município.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

OBRA: Faz parte do programa Água para Todos e foi construída pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). O sistema é composto de um poço tubular com uma bomba submersa, dois reservatórios de fibra e 120 ligações domiciliares.

TRATAMENTO: A água é tratada por desinfecção a partir de uma tecnologia denominada hidrogerox, que utiliza o sal de cozinha. A tecnologia, além de fornecer água de boa qualidade, possui baixo custo. Outro ponto positivo é que o equipamento é pequeno, compacto e simples de ser operado pelas comunidades. O processo já é aplicado pela Cerb na zona rural do semi-árido baiano.


INVESTIMENTO: R$ 302 mil, financiados pelo Banco Mundial, por meio do Governo Federal, e contrapartida do Estado.

BENEFICIADOS: 535 habitantes da comunidade de Bebedouro.

ÁGUA PARA TODOS: O programa abrange todo o território baiano e atuará no abastecimento de água e na garantia de qualidade e sustentabilidade do serviço. O primeiro eixo consiste na perfuração e operação de poços, construção de cisternas para captação de água de chuva, construção e operação de barragens, implantação, ampliação e melhoria de sistemas de abastecimento de água. Já o segundo é conduzido por outras três linhas de ação: esgotamento sanitário; saneamento integrado; meio ambiente, projetos socioeconômicos e de geração de trabalho e renda. A previsão é de que sejam implantadas 100 mil cisternas e 1,5 mil sistemas simplificados de abastecimento de água, priorizando as áreas do semi-árido baiano, Bacia do São Francisco e seus principais núcleos urbanos e rurais.