LOCAL: Municípios de Lapão e São Gabriel, na região de Irecê, ambos a 478 quilômetros de Salvador.
DATA: 21.09.07 (sexta-feira).
HORÁRIO: 13h.

O QUE É: Inauguração oficial dos subsistemas de abastecimento de água de Aguada Nova, distrito de Lapão, e do município de Jussara, que atenderá localidades de São Gabriel.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SUBSISTEMAS: Fazem parte da ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Irecê, que conta também com outros dois subsistemas já concluídos no município de Ibipeba, nas localidades de Mirorós e Lagoa Grande. Abaixo, a descrição das obras, que fazem parte do programa Água para Todos.


1. LAPÃO/AGUADA NOVA:

Serviços realizados:
• Implantação de subadutora com 81.962 metros;
• Instalação de duas estações elevatórias, sendo uma em Aguada Nova e outra em Fazenda Lucas;
• Implantação de oito reservatórios elevados nas comunidades Fazenda Salgada, Bonzão de Baixo e Cacos, Casal, Bonzão de Cima, Tanque, Eurípedes e Aguada Nova;
• Instalação de rede de distribuição com 51.921 metros.

Beneficiados: 17 mil habitantes.

Investimento: R$ 4.920.560,00.


2. JUSSARA:

Serviços realizados:
• Implantação de adutora com 81.688 metros;
• Instalação de rede de distribuição com 11.824 metros;

Beneficiados: 6 mil habitantes.

Investimento: R$ 4.936.000,00.


MUNICÍPIOS: O sistema integrado de abastecimento de Irecê atingirá 43 localidades das cidades de Ibititá, Lapão, São Gabriel, Ibipeba e Uibaí.

ÁGUA PARA TODOS: O programa abrange todo o território baiano e atuará no abastecimento de água e na garantia de qualidade e sustentabilidade do serviço. O primeiro eixo consiste na perfuração e operação de poços, construção de cisternas para captação de água de chuva, construção e operação de barragens, implantação, ampliação e melhoria de sistemas de abastecimento de água. Já o segundo é conduzido por outras três linhas de ação: esgotamento sanitário; saneamento integrado; meio ambiente, projetos socioeconômicos e de geração de trabalho e renda. A previsão é de que sejam implantadas 100 mil cisternas e 1,5 mil sistemas simplificados de abastecimento de água, priorizando as áreas do semi-árido baiano, Bacia do São Francisco e seus principais núcleos urbanos e rurais.