Ações mais efetivas das polícias civil e militar vêm resultando no aumento do registro de ocorrências. É o que ficou constatado em mais um balanço parcial da segurança no Carnaval, divulgado hoje (19), no Quartel dos Aflitos. Das 7h de quinta-feira (15) até as 7h de domingo (18), foram 1.280 ocorrências delituosas, volume 28% maior que as mil contabilizadas no mesmo período em 2006. Por outro lado, o número de roubos a ônibus caiu 21%, passando de 52 para 41.

“Só temos a comemorar, pois estamos com uma polícia atuante, trabalhando equipada com celulares, câmeras e helicópteros, para trazer mais segurança e tranqüilidade para o folião baiano e turistas”, destacou o comandante geral da PM, coronel Antônio Jorge Santana, ressaltando que até agora não houve nenhum homicídio relacionado ao Carnaval.

O circuito da Orla continua concentrando a maior parte das ocorrências –  936 até agora –  seguido pelo circuito Campo Grande, com 313 e Pelourinho, com 31. Os furtos estão em primeiro lugar na lista de delitos, seguidos pelas lesões corporais, roubos, agressões físicas/rixas, porte e uso de drogas, tráfico de drogas e tentativas de homicídio.

O levantamento parcial também mostrou que a maior parte das vítimas e dos autores dos delitos é do sexo masculino, e se concentra na faixa etária dos 18 aos 30 anos. Das 0h até as 4h é o período em que ocorre a maioria dos atos delituosos, sendo que começam a se intensificar a partir das 16h.