Representantes do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), que atua desde 2005 na cidade, se reuniram hoje (16) com o governador Jaques Wagner e o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, para relatar suas principais atividades e propor ações conjuntas com o Governo do Estado. Integrado por um grupo de empresários e com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável, econômico e ambiental na região, o ITI tem a função de colaborar com o poder público e já criou uma agenda de eventos para Itacaré.

O presidente do ITI Ernani Albuquerque explicou que a entidade tem propostas de qualificação da mão-de-obra local, com o objetivo de tornar Itacaré um destino turístico cada vez melhor. Dois anos atrás, quando foi inaugurado, o instituto teve como marco inicial o lançamento do plano Itacaré 2015, no qual constam as ações referentes ao planejamento turístico da cidade para os próximos 10 anos. Na ocasião, uma empresa especializada foi contratada para elaborar o plano.

O secretário de Turismo enumerou as ações do Governo do Estado que estão em andamento na cidade, como a construção da estrada Itacaré-Camamu (BA 001), executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba). A lista inclui ainda obras de saneamento e de reforma da orla, executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Todas esses serviços contam com recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Turístico da Bahia (Prodetur-BA), repassados pelo Banco Mundial (Bird) e pelo Banco do Nordeste (BNB), via secretaria.

Foi discutida a possibilidade de melhorar as condições de tráfego da estrada de Taboquinha – perpendicular à BA 001 e de grande importância econômica para a região. O local também é considerado a segunda melhor área para a prática do rafting no estado. A recuperação da via, portanto, ajudaria a difundir ainda mais o esporte radical na região. O secretário sugeriu que fosse criado na cidade um centro de formação técnica para a mão-de-obra turística e solicitou ao ITI o levantamento de uma ‘cesta de consumo’ dos empreendimentos hoteleiros para que o governo possa buscar formas de incentivar a população para produzir aquilo que os hotéis consomem.

A visita dos representantes do ITI foi um agradecimento do trade turístico de Itacaré ao governador pela retomada das obras do Uarapuru, um hotel seis estrelas cuja construção esteve interrompida por 45 dias na cidade. A interrupção se deu por uma decisão judicial proferida contra o Ibama e o Centro de Recursos Ambientais (CRA). O Governo do Estado, então, acionou a sua Procuradoria Jurídica e conseguiu resolver o impasse, garantindo a retomada das obras.