A cooperação e o diálogo entre Bahia e Itália foram o assunto da visita de cortesia realizada hoje (6) pelo presidente da Câmara dos Deputados da República Italiana, Onerevoli Fausto Bertinoti, e sua comitiva ao governador Jaques Wagner.

Wagner disse que a Itália possui empresas relevantes sediadas na Bahia, além de uma parceria na área social. “Essas reuniões são importantes para se aumentar esse relacionamento, o trabalho feito nos Alagados é uma expressão da amizade e da cooperação Itália/Bahia”, declarou.

Onerevoli disse que Itália e Bahia se confrontam com grandes problemas sociais e que a busca de uma solução é importante para a democracia. Ele afirmou que seu país tem o interesse de aumentar ainda mais a cooperação com a Bahia nessa busca, devido à experiência que as duas regiões já vêm desenvolvendo.

“As diversas manifestações culturais, principalmente neste período onde a globalização tende a eliminá-las, é também uma forma de confrontar os esquemas de economia das sociedades”, afirmou.

Ele disse ainda que problemas como a pobreza de jovens e crianças encontra-se também em algumas regiões italianas. “Com a cooperação e com a valorização da cultura, esses aspectos podem ser amenizados”, concluiu.