A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) assinou convênio com a Associação de Educação para a Vida (Assev) para implantação do Projeto Jovens Ativistas em Meio Ambiente e Cidadania, em Vitória da Conquista. O projeto vai formar agentes comunitários, articulados em grupos intitulados Coletivos Jovens, para atuar ampliando e fortalecendo a educação ambiental no município.

O convênio foi anunciado ontem (21), em reunião na Semarh, junto com as ações a serem implementadas como políticas públicas pela Diretora de Educação Ambiental da secretaria, Tita Vieira. A parceria, com duração prevista de oito meses, é a primeira oficialmente firmada nesta gestão e faz parte de um conjunto de diretrizes estabelecidas, dentro de uma “proposta estruturante, continuada e transformadora”, para o modelo de Educação Ambiental  na Bahia, explicou Vieira.

As novas diretrizes da gestão de Educação Ambiental no Estado incluem a elaboração de um programa específico para o setor, a formação de educadores ambientais populares, a transformação de experiências em referências para políticas públicas, o apoio às ações da Rede de Educação Ambiental da Bahia (Reaba), além do reforço a iniciativas consagradas no setor, como os Coletivos Jovens e as Salas Verdes. O lançamento do projeto em Conquista está previsto para o dia 1º de junho.