O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) reconheceu a competência do Laboratório Metrológico de Massa (LMM) do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), capaz de realizar calibrações que atestem a precisão de instrumentos de medição. Ao obter o certificado, o Ibametro demonstrou competência técnica, sistema de qualidade efetivo e capacidade de produzir resultados tecnicamente válidos. “O Ibametro foi o primeiro instituto de pesos e medidas do Brasil a buscar a acreditação e recebeu o certificado em pouco tempo”, disse o chefe da Divisão de Credenciamento de Laboratórios (Dicla) do Inmetro, João Carlos Antunes de Souza.

O LMM do Ibametro é um dos quatro laboratórios do Brasil que se adequou às normas de qualidade e precisão exigidas pelo Inmetro e que continuará a atender principalmente as regiões Norte e Nordeste. Somente nos quatro primeiros meses do ano o laboratório do instituto baiano já atendeu a 132 empresas. Dentre elas, a Braskem, Petrobrás, Brasilgás, Continental do Brasil e Bridgestone.

Para ter o reconhecimento de competência e realizar as calibrações o laboratório precisa passar por auditorias do Inmetro que fiscalizam os sistemas de gestão e técnico. Segundo o coordenador do Laboratório Metrológico de Massa do Ibametro, Márcio Fernandes, as auditorias foram satisfatórias. “O LMM se qualificou em todas as exigências colocadas pelo Inmetro”.

A acreditação possibilita ao Ibametro realizar um serviço competente. “O sistema de gestão do LMM é capaz de descomplicar e agilizar todos os processos da calibração de instrumentos, monitorando vencimentos de padrões e calculando as incertezas para diversos critérios de limite de erro”, explicou Fernandes.