A melhoria dos serviços oferecidos à população pelo ferry-boat, a reestruturação de todo o sistema de transporte hidroviário da Bahia, a implantação de uma política integrada do transporte metropolitano com o de Salvador e a reestruturação organizacional da Agerba. Estas foram as prioridades anunciadas  pelo novo diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto, empossado hoje (8) em solenidade presidida pelo secretário de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves.

O secretário Batista Neves pediu ao diretor-executivo para fazer uma auditoria completa na Agerba, corrigindo todas as irregularidades  encontradas. Ele defendeu também a necessidade de execução de um programa voltado para a melhoria definitiva do transporte hidroviário. “Os contratos de concessão precisam ser revistos. É necessário que a Agerba observe os relatórios do Tribunal de Contas do Estado”, afirmou.

Lomanto Netto disse que a melhoria dos serviços do sistema ferry-boat, explorado pela concessionária TWB, é uma das prioridades do Governo da Bahia. Observando que a TWB é uma empresa do ramo, que explora inclusive a travessia Santos-Guarujá, o diretor-executivo da Agerba salientou que a empresa precisa adotar uma postura mais proativa, inclusive com o desenvolvimento de uma campanha de mídia voltada para a melhoria de sua imagem.

“Já tivemos uma reunião com os diretores da TWB na semana passada, comandada pelo secretário Batista Neves, e hoje vamos ter outra. Precisamos definir metas e alternativas para a melhoria do ferry-boat. A Agerba tem uma grande responsabilidade na fiscalização desse serviço, que é de fundamental importância para os usuários, para o turista e para o desenvolvimento econômico da Ilha de Itaparica”, disse Lomanto Netto.

Além do ferry-boat, ele afirmou que o transporte hidroviário da Bahia será reestruturado para que os usuários passem a contar com um serviço eficiente e seguro. Sobre a política integrada para o transporte metropolitano da capital, ele assinalou que é uma meta que precisa ser atingida o mais depressa possível, para que não ocorram distorções no sistema em prejuízo da população.

Com larga experiência em transportes, acumulada ao longo dos últimos dois anos como superintendente de Transporte Público da Prefeitura de Salvador, Lomanto Neto disse que já levou o assunto aos prefeitos dos municípios da Região Metropolitana e todos têm o mesmo pensamento em relação à política integrada para o setor. “Vale lembrar que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, só aportam recursos para aqueles municípios que têm política de transporte definida”.

Aos funcionários da Agerba, Lomanto Netto pediu a colaboração e o trabalho de todos visando o fortalecimento e a modernização da agência. “Vamos motivá-los. Queremos aqui um espírito participativo, pois o objetivo maior é dotar a agência de uma estrutura eficiente, a partir da reestruturação organizacional que vamos promover”, destacou.