A reestruturação da Agerba e a sua adequação aos requisitos de descentralização das agências nacionais de regulação. Esta  é a  principal prioridade da nova gestão do órgão, anunciada hoje (25) pelo diretor-executivo Antonio Lomanto Netto, durante encontro com funcionários e a nova equipe de diretores e técnicos, realizado no auditório da agência, para análise e início das discussões do planejamento estratégico.

Lomanto Netto destacou que a conquista do público interno e a valorização do corpo técnico da autarquia, estabelecidas como metas da diretoria, com certeza serão decisivas para tornar a Agerba uma agência eficiente, capacitada profissionalmente e de grande importância para a política de modernização e melhoria dos serviços prestados à população pelo Governo do Estado.

“Temos como desafio a identificação de talentos. Estamos na Agerba para agregarmos competência e a integração deve ser a palavra chave desse processo. É importante somarmos para que ocorram resultados positivos para todos”, disse Netto, salientando que encontrou na agência um quadro técnico muito bom e que a reestruturação do órgão trará mais motivação para o desempenho de suas atividades.

O diretor-executivo falou sobre as ações já estabelecidas pela diretoria, algumas em execução, visando a melhoria dos serviços prestados à população pelas concessionárias fiscalizadas. Citou, por exemplo, o Sistema Ferry-boat.

“Queremos compromissos da TWB, operadora do sistema, que com certeza serão decisivos para a melhoria dos serviços. Algumas ações emergenciais já serão praticadas no Carnaval, com funcionamento de toda a frota de seis ferries, além do catamarã, em operação durante 24 horas. O Carnaval é o maior período de demanda concentrada do sistema e é preciso uma operação especial para que o serviço funcione bem e satisfaça aos usuários”, observou.

Ainda em relação ao ferry, Lomanto Netto explicou, que já no próximo verão, os baianos terão um atendimento ainda melhor, podendo viajar com mais conforto e comodidade. Isto porque a TWB vai incorporar uma embarcação moderna e mais veloz que as atuais e que deverá estar operando em novembro ou dezembro.

“Na verdade, a concessionária pode incorporar até dois ferries. Um já está certo para o final do ano e outro pode chegar também em dezembro, dependendo do êxito das negociações de financiamento. A população pode ter a certeza de que o Governo da Bahia está trabalhando para dar uma solução definitiva para o sistema, que com certeza será conquistada a médio prazo”, sustentou.

Programa global

Além do ferry-boat, a Agerba vai praticar um programa global de melhoria de todo o transporte hidroviário da Bahia, disse Lomanto Netto. O cadastramento das embarcações, já em curso, será o ponto de partida para a organização de linhas importantes, como Salvador-Mar Grande e Valença-Morro de São Paulo.

Sobre o transporte intermunicipal/metropolitano de passageiros, ele disse que já está mantendo contatos com prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), visando a definição de uma política integrada para o sistema, a fim de evitar conflitos com o transporte urbano e melhorar o atendimento da população.“Vamos construir juntos, Estado e prefeituras da região, uma política de transportes que beneficie todos os usuários dos municípios”.