O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Alberto Petitinga, foi eleito para uma das vice-presidências da Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) no período 2007/2009.

Pedro Geraldo Raimundo Falabella, da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), foi reeleito presidente da entidade, e Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste, também foi eleito para uma das vice-presidências.

A nova diretoria foi eleita na 86ª reunião do Conselho dos Associados da ABDE, que aconteceu no dia 4 deste mês, em Brasília.

A reunião da ABDE aprovou a formação de uma comissão para elaborar a proposta de revisão do estatuto da entidade e deliberou que, num prazo de quatro semanas, deve ser finalizado o plano estratégico para 2007/2010, a ser aprovado pela plenária do Conselho dos Associados.

Segundo Petitinga, a ABDE está ingressando numa nova fase, porque na etapa que se descortina para a economia brasileira, com a presença marcante do BNDES, as agências de fomento devem garantir maior capilaridade na oferta de crédito aos pequenos empreendedores. “Daí a importância da aprovação de um plano estratégico que regionalize a política de desenvolvimento”, disse.