A maior empresa brasileira de produção de biodiesel vai implantar uma filial na Bahia. A Brasil Ecodiesel vai inaugurar neste sábado (6), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jaques Wagner, sua unidade localizada no município de Iraquara, distante 464 quilômetros de Salvador. Com estimativa de produzir 120 milhões de litros de biodiesel por ano, a fábrica vai contar com a maior esmagadora de mamona do Brasil, com capacidade para processar 800 toneladas por dia. O empreendimento é fruto de um investimento de R$ 33 milhões.

A empresa, que funciona em fase experimental desde dezembro, vai empregar 250 pessoas diretamente. Só na cadeia produtiva da mamona ela está beneficiando 45 mil famílias em 150 municípios baianos. A fábrica se situa na região de Irecê, onde se concentra a maior área plantada de mamona do estado. “A Bahia é o estado em que as associações cooperativistas e de associativismo estão mais bem organizadas. Isso é fundamental para a geração de nossa matéria–prima que é fundamentada na agricultura familiar”, disse o presidente da Brasil Ecodiesel, Nelson Silveira.

A empresa, com sede no Rio de Janeiro, possui unidades no Piauí, Ceará e agora na Bahia. Até o final do ano deverão ser inauguradas fábricas no Rio Grande do Sul e Tocantins. Juntas as unidades produzem 680 milhões de litros de biodiesel por ano. A Brasil Ecodiesel Indústria e Comércio de Biocombustíveis e Óleos Vegetais S.A. é pioneira e maior produtora do setor no Brasil.

 Atualmente, a comercialização de biodiesel no país é feita predominantemente por meio de leilões públicos promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Considerando os resultados de todos os leilões de biodiesel realizados até o momento, a Brasil Ecodiesel assegurou o fornecimento de 488 mil metros cúbicos de biodiesel até o final de 2007, equivalente a 58,1% do volume total objeto dos leilões.

O estado é o maior produtor nacional de mamona, um dos maiores produtores brasileiros de algodão, soja e dendê, com potencial enorme para girassol e pinhão-manso, plantas que são a matéria-prima para o biodiesel. O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais, e utilizado em motores diesel, como substituto parcial ou integral do óleo diesel mineral.

O biodiesel pode ser utilizado em motores diesel convencionais, sem a necessidade de modificações, podendo também ser misturado com óleo diesel mineral em qualquer proporção, o que permite a sua imediata inserção na matriz energética. Por ser um combustível de queima limpa, a utilização integral do biodiesel em motores diesel permite uma redução de até 78% nas emissões de dióxido de carbono, comparado ao óleo diesel mineral. Até 2008, todo o diesel comercializado no país terá que ter o aditivo de 2% de biodiesel.