Mais nove municípios baianos serão beneficiados pelo Projeto Crescendo – Regulação e Cidadania Ativa, da Agerba. Esta semana, o programa chega a Belmonte, Itapebi, Mucuri, Nova Viçosa, Medeiro Neto, Itanhém, Vereda, Ibirapuã e Lajedão, para levar aos alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre direitos e deveres do cidadão nas áreas de energia elétrica e transporte rodoviário intermunicipal. Com isso, subirá para 299 o número de localidades atendidas, 1.800 escolas públicas e 1,5 milhão de alunos beneficiados.

Nesses nove municípios, serão capacitados 700 professores de 132 escolas, com o benefício direto para cerca de 140 mil alunos. Os professores atuam como agentes multiplicadores e têm sido parceiros da Agerba na execução do programa. O Projeto Crescendo foi criado em 2001 pela Agerba, através de convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e já foi contemplado com quatro prêmios por sua importância para o estímulo à prática da cidadania.

“Contamos na Bahia com 3,2 milhões de consumidores de energia elétrica e mais de nove milhões de pessoas utilizam mensalmente o transporte intermunicipal de passageiros. É importante que os alunos das escolas públicas, que no futuro serão consumidores, sejam preparados para que possam defender seus direitos. Como agência fiscalizadora, é dever da Agerba promover ações focadas na eficiência e na melhoria dos serviços que chegam à população”, disse o diretor-executivo, Antonio Lomanto Netto.

Envolvendo recursos da ordem de R$ 1,2 milhão provenientes do convênio com a Aneel, o material didático básico aplicado pelo projeto é constituído por dois kits, um sobre energia elétrica e outro sobre transporte intermunicipal, contendo em cada kit um livro, um vídeo e um CD.