O Instituto Mauá realiza neste final de semana (27 e 28), a primeira Feira Baiana de Artesanato de 2007. Nesta 39ª edição, que acontece das 16 às 22 horas, no Jardim dos Namorados (Pituba), vão ser apresentadas peças produzidas por artesãos de 18 municípios. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e a diretora geral do Mauá, Emília da Costa de Almeida, visitam a Feira no sábado, às 17 horas.

A estrutura oferecida inclui 125 barracas e 17 toldos. Além da oportunidade de conhecer e adquirir artesanatos feitos na Bahia, o público pode saborear comidas e bebidas típicas em 20 barracas instaladas na praça de alimentação. Participam do evento artesãos de Salvador, Santa Brígida, Malhada Grande, Heliópolis, Glória, Iaçu, Camaçari, Nova Soure, Nova Fátima, Retirolândia, Itagi, Itabuna, Valente, Guanambi, Porto Seguro, Maracás, Maragogipinho e Grapiúna.

Uma das vantagens da Feira é a possibilidade do artesão comercializar diretamente com o público e divulgar o seu trabalho. A Feira oferece produtos em cerâmica, fuxico, crochê, arte em retalho, cestaria e trançado, artesanato mineral, bijuterias, tecelagem, madeira, tecido, entre outros materiais. Enriquecem essa oferta trabalhos feitos por índios pataxó de Porto Seguro, do Projeto Flores da Bahia – representado pelo município de Maracás – e das associações de artesãos Aspab, Inspirart, Bembahia e Cultuart.

O evento é realizado na alta estação pelo Instituto Mauá, unidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco do Nordeste. Nas 12 edições promovidas em 2006 foram movimentados mais de R$ 1,2 milhão, o que corresponde a aproximadamente R$ 101 mil por cada evento.