O secretário da Cultura, Márcio Meirelles, defendeu uma atuação conjunta dos estados nordestinos para o desenvolvimento cultural da região, durante encontro hoje (8), em Recife, com o Ministro da Cultura Gilberto Gil e os secretários e dirigentes estaduais de cultura do Nordeste.

“O Nordeste tem que se posicionar como sujeito e não como matéria-prima da cultura brasileira”, disse o Secretário, ressaltando que a eleição de um governo popular na Bahia, alinhado com outros estados e com o governo federal, vai propiciar uma mudança significativa sobre a forma de conceber e gerir a cultura na região.

No encontro, a presidente da Fundação Cultural do Piauí, Ana Terra, foi eleita a vice-presidente pela região Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O presidente nacional da entidade é o secretário de Cultura do Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira. Também ficou acertado que as secretarias e instituições estaduais de cultura vão realizar reuniões periódicas de trabalho, fazer planejamento estratégico visando uma atuação compartilhada e também trocar experiências exemplares para ampliar a produção e o acesso democrático aos bens culturais.

 “Vamos trabalhar juntos no Sistema Nacional de Cultura, alinhando as questões referentes às leis de incentivo e ao fomento às produções da sociedade, buscando atuar de forma democrática e descentralizando as ações para chegar a todos os municípios da região”, disse Márcio Meirelles.