O secretário de meio ambiente e recursos hídricos do Estado, Juliano Matos, dará posse aos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) amanhã (30), às 9 horas, no auditório Paulo Jackson, da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), no Itaigara.

Serão empossados os dez membros de diferentes segmentos (usuários de água, sociedade civil, universidades e poder público municipal) que foram eleitos nas assembléias realizadas nos dias 9 a 11, na SRH, além dos dez secretários de Estado indicados pelo governador Jaques Wagner que representam o poder público estadual.

Esta foi a primeira vez, na história de um Conselho de Recursos Hídricos do país, que foram destinadas vagas e eleitos representantes dos povos e comunidades tradicionais. Isto aconteceu porque o governo do Estado da Bahia reconheceu a importância de incluir indígenas, quilombolas, marisqueiros, pescadores e comunidades de fundo de pasto na gestão das águas, através de uma participação democrática.

O Conerh integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), SRH, Comitês de Bacias Hidrográficas, Agências de Bacias Hidrográficas e órgãos e entidades do poder público, cujas atividades influenciem ou são afetadas pela gestão de recursos hídricos. O Sistema Estadual de Recursos Hídricos tem como objetivo formular e implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, coordenar a gestão integrada das águas, planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a conservação dos recursos hídricos e a recuperação da qualidade das águas.