O Movimento Estudantil sempre desempenhou papel ativo nos principais debates nacionais. Desde a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937, na luta pelo fim da ditadura do Estado Novo, os estudantes brasileiros contribuíram para importantes momentos da vida do país. Detalhes desta contribuição para o desenvolvimento da Bahia serão resgatados na Conferência que o chefe de gabinete do Governo do Estado, Fernando Schmidt, fará amanhã (24), às 14h, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), dentro do Projeto Memória do Desenvolvimento da Bahia (1945-1964), organizado pela Fundação Pedro Calmon.

Schmidt tem Especialização em Direito Processual pela Ufba e em Direito Público pela Universidade Salvador (Unifacs), onde leciona as disciplinas Ciência Política e Direito Constitucional. Ele foi vice presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e membro do Conselho Deliberativo da UNE. De 1983 a 1988 foi vereador de Salvador; de 1993 a 1996, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador; e de 2003 a 2007, ocupou diversos cargos no Governo Federal, a exemplo da Presidência da Companhia Docas da Bahia (Codeba).

O Projeto Memória do Desenvolvimento tem como objetivo resgatar a memória do período de maior desenvolvimento social, cultural, econômico e político da Bahia, com a presença de personalidades que protagonizaram essas transformações. O Ciclo teve início no dia 9 de abril com a palestra do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que falou sobre a participação da estatal no desenvolvimento da Bahia, seguido do professor João Eurico Matta, dia 12 de abril, que abordou as reformas administrativas.

Entre maio e junho, o Ciclo de Conferências receberá o poeta José Carlos (dia 2/5); a presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana, Eliana Azevedo (4/5); o fundador do sindicato dos trabalhadores da Petrobras, Wilton Valença (8/5); a dramaturga Aninha Franco (10/5); o reitor da Ufba, Naomar Almeida (14/5); o secretário de audiovisual do Ministério da Cultura Orlando Sena (21/5); a secretária de Justiça da Bahia, Marília Murici (25/5); o escritor Fernando da Rocha Peres (30/5); a professora de Arquitetura Ana Fernandes (6/6) e o ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Waldir Pires que encerrará o Projeto no dia 11de junho. Todas as Conferências são gratuitas.