A micareta de Juazeiro e o número insuficiente de colégios para a acomodação de candidatos em Ilhéus, devido ao recorde de inscritos, levaram a Secretaria da Administração (Saeb) a escolher, em parceria com a Fundação Carlos Chagas (responsável pela realização do concurso), novas cidades para a realização das provas da seleção para soldado da Polícia Militar, que acontecem no dia 4 de fevereiro. Parte dos candidatos que optaram por Ilhéus fará provas em Itabuna. E quem faria as provas em Juazeiro será remanejado para quatro cidades vizinhas: Campo Formoso, Capim Grosso, Jacobina e Senhor do Bonfim.

As demais cidades permanecem as mesmas: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras. A opção sobre o local de prova foi feita pelos candidatos por ocasião do preenchimento da ficha de inscrição.  O edital de convocação para as provas foi publicado pela Saeb na edição de hoje (24) do Diário Oficial do Estado, e também está disponível na internet, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

No edital, os candidatos podem conferir os respectivos locais de prova: para cada cidade. A  designação dos candidatos por colégio foi feita por intervalo alfabético, a partir da lista de nomes. Segundo a Saeb, os candidatos também serão informados sobre o local de prova através de cartão informativo que será encaminhado via correios, até três dias antes da realização das provas pela Fundação Carlos Chagas. “O cartão irá para o endereço indicado pelos candidatos na ficha de inscrição”, disse o diretor de Administração de Recursos Humanos da Saeb, Robson Carvalho.

A micareta de Juazeiro, denominada Juá Fest/2007, acontece entre os dias 2 a 4. Segundo o edital da Saeb, a realização do evento, de grande porte, poderia comprometer o bem-estar, a locomoção e a tranqüilidade dos 10.622 candidatos que optaram por fazer a prova na cidade. A decisão da Saeb atende, segundo Carvalho, a solicitações registradas na Ouvidoria da Saeb e na imprensa, onde os candidatos demonstram preocupação com a possível falta de hospedagem no município.

Já o caso de Ilhéus foi de ordem operacional: a Fundação Carlos Chagas disse não ter encontrado na cidade colégios com espaço suficiente para acomodar os 15.655 candidatos que optaram por fazer no município. A solução foi transferir parte dos candidatos para a vizinha Itabuna.

Recorde

O concurso para soldado da PM oferece 3,2 mil vagas na capital e no interior, sendo 2,9 mil para homens e 300 para mulheres. No total, dez municípios baianos vão sediar a prova do concurso, que contabilizou 127.737 inscrições deferidas,  número recorde em processos seletivos para cargos públicos na Bahia.

Os classificados na primeira etapa, que reúne provas objetiva e discursiva, passarão ainda por avaliação psicológica, exame médico/odontológico, teste de aptidão física e investigação social. Após a publicação do resultado final do concurso, o Comando Geral da Polícia Militar convocará os aprovados para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar, por ordem de classificação. O salário inicial é de R$ 970,37 para jornada de 30 horas, podendo ser alterado, posteriormente, para R$1.264,97 para jornada de 40 horas.