O Centro de Inovação Tecnológica da Microsoft, que funciona em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, abre no dia 19 as inscrições para estudantes do segundo grau e universitários que desejem ingressar em um programa de formação profissional. Serão oferecidas 400 vagas e ao final do curso 60 alunos serão encaminhados para o mercado de trabalho. Os interessados devem acessar a ficha cadastral disponível no site www.centrodeinovacao.org.br até o dia 1º de maio.

Denominado Proform.Net, o programa busca inserir jovens no mercado de trabalho capacitando-os para as áreas de desenvolvimento e administração básica de rede com base na plataforma .Net.O Centro de Inovação funciona na Uneb (Cabula), e é fruto de um convênio entre o Governo da Bahia e a empresa.

O processo seletivo terá quatro fases. A eliminatória, para selecionar os 400 participantes, será feita por meio de um teste de múltipla escolha que será aplicado após um aulão de 4,5 horas. Os aprovados nesta etapa passarão por um treinamento técnico de 20 horas sobre desenvolvimento de sistemas e administração de redes.

 Os melhores colocados na segunda etapa participarão de um treinamento de mais 20 horas e farão um novo teste classificatório. Os aprovados vão desenvolver um projeto aplicando os conhecimentos adquiridos, seguindo metodologias de mercado. Nesta etapa, os níveis de conhecimento em idioma estrangeiro também serão avaliados.

No término dessa fase, os participantes ganham um voucher – espécie de credenciamento para realizar uma prova – para que possam obter uma certificação da Microsoft. Nessa etapa, os selecionados começam a ser entrevistados pelas empresas para as oportunidades de trabalho.

“O programa também cumpre o objetivo de aproximar as universidades do mercado de trabalho. Esse é um mercado que cresce a cada ano e a demanda pro profissionais também”, disse o gerente de marketing técnico da Microsoft, Daniel Wollmann.

A Microsoft conta com o auxilio da Associação Internacional de Parceiros Certified Microsoft, formada por empresas parceiras, para obter vagas no mercado para os alunos egressos do Proform.Net. “A Bahia possui o maior mercado de software e serviços relacionados do nordeste e cresce mais de 20% a cada ano. É fundamental preparar os recursos humanos locais para atender a essa demanda”, afirmou o assessor para Política Industrial de Tecnologia, Informação e Comunicação do Estado, Adhvan Furtado.

De acordo com o Ministério de ciência e tecnologia, existem atualmente 20 mil vagas em aberto no mercado de tecnologia do Brasil. Esse número, de acordo com o ministério, deve ser superior a 100 mil nos próximos três anos.

O programa acontece também em outros oito estados brasileiros e vai beneficiar este ano 7.800 jovens. O projeto para a instalação de centros de inovação da Microsoft Brasil teve início em 2001 e consiste na criação de laboratórios para pesquisa, desenvolvimento de software e capacitação profissional em diversas regiões do país. Esses projetos sempre são desenvolvidos em parceria com instituições de ensino ou empresas locais. Hoje, existem 20 unidades em funcionamento no Brasil.