Os municípios que ainda não aderiram ao Todos pela Alfabetização (Topa) têm até amanhã (22) para assinar o termo que garante a participação na primeira fase do programa. Para não ficar de fora da mobilização contra o analfabetismo, basta que o prefeito ou um representante municipal se dirija à Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), na sede da Secretaria Estadual da Educação (SEC) ou entre em contato pelo telefone 3115-8987 ou e-mail topa@sec.ba.gov.br.

O Topa, inicialmente, teve como foco prioritário alcançar a adesão dos 38 municípios localizados nas regiões do Sisal e Semi-árido Nordeste II, mas o número de adesões superou as expectativas e chegou a 236 municípios, em apenas uma semana de lançamento.

A meta do governo é alfabetizar, até 2010, pelo menos 1 milhão de pessoas, reduzindo em 50% o índice de analfabetismo adulto da Bahia. O total de investimentos nos quatro anos está previsto em R$ 251 milhões.