Mais de 130 processos de licenciamento ambiental concluídos, depois de 11 dias na estrada, com 4.200 quilômetros percorridos e ações em mais de oito municípios. Esse foi o saldo do mutirão de licenciamento ambiental realizado por uma equipe de técnicos do Centro de Recursos Ambientais (CRA), de 6 a 18 de maio, em nove cidades do oeste da Bahia. A iniciativa teve como objetivo principal a conclusão de processos de licenciamento de atividades agrossilvopastoris formadas entre 2004 e 2005.

Além de concluir os processos, o mutirão serviu ainda para a divulgação de conteúdo do Decreto Estadual 10193/06, que  modificou procedimentos no licenciamento ambiental de projetos agrícolas, florestais e pecuários. De acordo com o técnico do CRA, Ruy Muricy, coordenador da operação, a meta inicial de concluir 125 processos foi suplantada em cerca de cinco por cento, com um saldo de 131 processos resolvidos. “Ouvimos muitas queixas de empreendedores, de que o Estado havia ficado muito tempo ausente na região”, disse Muricy, para quem o mutirão cumpriu seus objetivos. “Fomos procurados em todas as cidades que passamos, com as pessoas querendo informações várias, desde licenciamento ambiental até questões ligadas ao meio ambiente”, revelou.

A equipe do CRA deixou Salvador no último dia 6 de maio, com destino a Barreiras. Ali, na Casa de Recursos Ambientais, reuniu-se com um público interessado nos processos, além de representantes de órgãos locais, do Ibama, de ONGs e outras instituições. As reuniões nos outros municípios – Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, São Desidério, Barra e Angical -, aconteceram em clubes e câmaras de vereadores. O retorno dos técnicos a Salvador aconteceu no fim da tarde de sábado (19).