A doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) Dora Leal, assumiu, hoje (8), o cargo de diretora-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Seu nome havia sido indicado pelo governador Jaques Wagner e foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Curador da Fundação.

De  acordo  com  o  secretário  de  Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira,  “a aprovação do nome de Dora por unanimidade demonstra que há, por  parte do Conselho, uma satisfação e entusiasmo com essa nova gestão”, disse. Segundo o secretário, ela vai dar continuidade ao que já foi feito e  contribuir com melhorias, ampliando o papel da Fundação, especialmente pensando  em enfrentar os grandes desafios das desigualdades sociais e da pobreza.

Ferreira  destacou, ainda, que apesar de conhecer Dora há pouco tempo, já foi  possível  perceber que há muitos pontos em comum no que  diz  respeito  ao  desenvolvimento  da  área de C&T. “Portanto, vamos trabalhar  de  forma  alinhada,  o  que  é  de  extrema  importância para alcançar os resultados que todos queremos”, afirma.

Para  Dora, a sua gestão vai ser marcada pelo  “comprometimento  em  fazer  com  que  a Fundação avance e continue gozando da credibilidade que conquistou junto à comunidade científica”.

Perfil

Nascida em Santo Amaro,  Dora  Leal Rosa é graduada em Ciências Sociais pela Ufba, possui  dois  mestrados, sendo um na área de Educação pela Université des Sciences  Humaines  de  Strasbourg e outro em Ciências Sociais pela Ufba, além  de  ser  doutora  em Educação. Professora da Ufba desde 1983,  ela  fez  carreira  dentro  da  universidade  até  chegar  a  ser pró-reitora  de  Planejamento  e  Administração,  cargo  que  assumiu  em fevereiro de 2004.