A adoção das chamadas tecnologias da informação para a mobilidade vai modernizar os serviços da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb). A mudança vai garantir o aumento da produtividade dos órgãos públicos atendidos pela companhia e dar maior agilidade no atendimento ao cidadão. Representantes de empresas privadas e órgãos públicos ligados à área se reuniram em Salvador, hoje (21), em um workshop realizado no Bahia Othon Palace Hotel, para discutir as vantagens e as aplicações dessas novas tecnologias nos diversos serviços oferecidos ao cidadão baiano.

Com o tema Tecnologias da Informação a Serviço do Cidadão, o evento serviu para apresentar ao setor conceitos relacionados à tecnologia de mobilidade disponíveis no mercado. “Essa tecnologia de mobilidade substitui aquela estrutura cabeada através de uma antena, o sinal é propagado no ambiente e as estações não precisam estar fixas na mesa, podem estar se movimentando tanto interna quanto externamente”, garante o gerente regional da Siemens em Salvador, Tomiyuki Ota. Segundo ele, isso representa uma grande melhoria na produtividade de cada segmento.

A tecnologia de mobilidade permite transmitir informações de forma mais rápida, seja através da voz, imagens ou dados. Segundo o diretor de Infra-estrutura Tecnológica da Prodeb, Luiz Fernando Sberge, ela vai ser integrada ao processo de informatização que já existe no estado, através da Infovia do Centro Administrativo da Bahia (CAB), que compreende 35 órgãos e da Rede Governo e conta com 1.670 pontos de comunicação.

Ainda de acordo com Sberge, além do aumento da produtividade e mais agilidade nos serviços, as novas tecnologias vão proporcionar a redução dos custos de infra-estrutura. “Compartilhando esses recursos, nós vamos obter uma otimização dos meios no Estado com menos custo e havendo menos despesa com essa infra-estrutura, vamos poder investir realmente na nossa missão, que será a segurança, a saúde e a educação”, disse.

A adoção dessas tecnologias ainda depende de uma regulamentação que deve ser aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “A regulamentação está em curso, existe muito ainda por se fazer, mas a Anatel tem sinalizado que até o início de 2008 estará perfeitamente regulamentado”, afirmou Sberge. De acordo com o diretor-presidente da Prodeb, Alexandre Vasconcelos Junqueira, “o novo modelo de relação da Prodeb com seus clientes tem o objetivo de transformar a empresa, remodelar seu trabalho para que a informática chegue ao cidadão”.