Manter o estado livre de doenças e pragas que acometem o agronegócio, consolidar o planejamento estratégico e estabelecer uma gestão democrática são algumas das propostas de trabalho nas áreas de defesa sanitária animal, vegetal, inspeção de produtos de origem agropecuária e administrativo-financeira, que a nova diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) quer por em prática nesses quatro anos de governo.

A descentralização das atividades de defesa sanitária nos estados e municípios, através da implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), e a permissão para que os produtos baianos sejam comercializados com os de outros estados da federação, via o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisb), também foram ressaltadas como metas da atual administração, pelo diretor-geral da Adab, Altair Santana de Oliveira.

A posse da nova direção foi ontem (6), em um ato solene com a presença do secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Geraldo Simões. Na ocasião, foram apresentados o diretor de Defesa Sanitária Animal, Valentim Fidalgo, o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Cássio Peixoto, e o diretor Administrativo Financeiro, Osias Lopes.

Em seu pronunciamento, o secretário da Agricultura ratificou que a defesa agropecuária é uma prioridade do atual governo. “A idéia é que melhoremos ao máximo este serviço, para que os produtos baianos ganhem competitividade nos mercados interno e  externo”, disse Simões.

Altair Oliveira enfatizou ainda a necessidade em defender junto ao governo autonomia para exercer poder de polícia por parte dos fiscais agropecuários. Incrementar a rede de laboratórios para análises, melhorar a estrutura dos postos fixos e móveis de fiscalização e estreitar o relacionamento entre a Adab, a Superintendência Federal da Agricultura no Estado da Bahia e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também foram destacados.

“O ministério já liberou metade dos recursos necessários para a informatização do órgão, interligando a sede às coordenadorias regionais em todo o estado”, afirmou Oliveira. Compareceram ao evento o diretor-geral da Seagri, Itazil Benício dos Santos, além do chefe-de-gabinete, Carlos Eduardo Sodré, e o coordenador de Desenvolvimento Agrícola, Luís Anselmo de Souza, bem como o presidente da EBDA, Emerson Leal, o presidente da Bahia Pesca, Aderbal da Costa, o presidente da Ceplac, Gustavo Moura, o presidente da Codeba, Newton Ferreira, a superintendente federal da Agricultura na Bahia, Maria Delian Gomes, o diretor da Escola de Medicina Veterinária da Ufba, professor José Vasconcelos Lima, bem como outros representantes do setor.