Inclusão digital do cidadão comum, democratização das ofertas de tecnologia em todo o território baiano e fomento à indústria local de tecnologia de informação e comunicações estão entre as principais diretrizes da nova gestão da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). As linhas-guia de trabalho foram anunciadas hoje (05) pela manhã, durante a posse do novo diretor da Prodeb, Alexandre Vasconcelos Junqueira, realizada no auditório do órgão.

Junqueira citou ainda a viabilização financeira da prestação de serviços da Prodeb aos órgãos e entidades do estado da Bahia e fidelidade à governança de tecnologia de informação e comunicações como pontos que nortearão a nova diretoria.

“Mais importante do que colocar as metas, é pontuar o que vai mover a Prodeb. A Prodeb será movida em direção ao cidadão baiano. Através das secretarias e outros dos órgãos do estado, a nossa missão será apoiar esses órgãos e fazer do cidadão baiano um cidadão realmente atendido em suas necessidades. O governador Jaques Wagner já sinalizou que a tecnologia de informação é um ponto muito importante de seu governo e vamos cumprir essa determinação, levando a tecnologia para perto da população”, declarou.   

Também presente à solenidade, o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório elogiou o novo diretor da Prodeb, destacando sua bagagem profissional e técnica, que foram determinantes para a escolha do seu nome como diretor do órgão. “A tecnologia da informação é um elemento fundamental para a melhoria da atividade do servidor público e para uma melhor prestação de serviço à população”, comentou. 

Na ocasião, também foram empossados o diretor de Atendimento da Prodeb, Elias de Oliveira Sampaio, o diretor de Administração e Finanças, Waldemar Fini Júnior, e o diretor de Infra-Estrutura Tecnológica, Luiz Fernando Sberg. A atual diretora de Sistemas e Serviços, Raimunda Maria Brito de Queiroz, foi reconduzida ao cargo que ocupa desde junho de 2005.

O evento contou também com a presença dos secretários estaduais da Educação, Adeum Sauer, Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, e Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, além de dezenas de funcionários da Prodeb. 

Funcionário de carreira do Estado, Alexandre Vasconcelos Junqueira é engenheiro eletricista e pós-graduado em Planejamento e Gestão Governamental pela Universidade Salvador (Unifacs). Ao longo dos 34 anos de sua carreira profissional, acompanhou a evolução da área de processamento de dados. Adquiriu conhecimento em suporte técnico, operações e aplicativos gerenciais (OLAP), internet e microinformática.

Ele possui experiência na área gerencial técnica, administrando pessoas na execução de grandes projetos como centralização de Centros de Processamento de Dados (CPD´s) e migração de sistemas, entre outros.  

Pequeno histórico

Criada em 1973 para prestar serviços de processamento eletrônico de dados aos órgãos e entidades da administração pública estadual, a Prodeb é hoje uma das principais parceiras do Governo do Estado em projetos que envolvem o uso da informática. O Governo do Estado entra com as iniciativas e a Prodeb, com as soluções tecnológicas.

Os resultados desta combinação entre gestão pública e alta tecnologia compõem uma extensa lista de serviços e sistemas de apoio à administração estadual: banco de dados com cerca de 400 mil fichas criminais contendo informações que auxiliam no trabalho da Secretaria de Segurança Pública; carteiras de identidade com entrega imediata – a Bahia é um dos poucos estados brasileiros onde isso é possível, através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) –e banco de dados único com informações sobre servidores, empregados públicos e pensionistas, através do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH) da Secretaria de Administração (Saeb), entre outros.