O secretário Carlos Martins iniciou oficialmente seus trabalhos à frente da Secretaria da Fazenda (Sefaz), após a solenidade de transferência de cargo realizada hoje (2). Na ocasião, o antigo titular da pasta, Walter Cairo, lhe passou o comando das atividades. Em seu discurso, Martins afirmou que, em primeiro lugar, a Sefaz deve contribuir efetivamente para o alcance dos objetivos relacionados à saúde, à educação e à geração de emprego e renda – tripé estabelecido pelo governo Jaques Wagner.

“Para isso, é preciso incrementar a receita estadual. Encontramos a Bahia numa situação financeira preocupante, ou seja, o nosso caixa é muito baixo. Vamos buscar, então, melhorar a qualidade dos gastos, reduzir custos e conseguir recursos para investimentos”, declarou.

Martins acrescentou que, diante do corpo técnico qualificado e competente da Sefaz, as expectativas são boas. “Caberá a nós a tarefa de liderar essa equipe, motivá-la e envolvê-la no processo. Queremos fazer uma gestão democrática, participativa e, nesse sentido, todos serão convidados a se engajar nos objetivos propostos pelo governo. Queremos olhar para frente”, afirmou Carlos Martins. Ele também pediu o empenho e a dedicação de todos os servidores nesse novo ciclo iniciado na Bahia.

“Que os funcionários se sintam em casa em seu ambiente de trabalho”, completou, ressaltando que será implantada uma mesa permanente de negociação com o servidor público durante o novo governo. Com experiência na área de gestão, Martins é economista com mestrado em administração. Professor universitário e coordenador dos cursos de administração da Faculdade Visconde de Cairu, ele também trabalhou no Pólo Petroquímico de Camaçari e já foi delegado regional do Trabalho.

Já o ex-secretário Walter Cairo, que assumiu o comando da Sefaz durante um ano, salientou que a transição ocorreu da forma que a população desejava, preservando os interesses da Bahia. Ao desejar boa sorte ao novo titular, Walter Cairo agradeceu à equipe que o acompanhou ao longo de sua gestão e saudou a equipe nova, destacando a qualidade técnica de ambas.