O novo secretário da Segurança Pública, o delegado da Polícia Federal Paulo Fernando Bezerra, recebeu, hoje (2), em solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o cargo do ex-delegado-chefe e secretário da Segurança Pública em exercício, Edemilson Nunes. Na cerimônia de transmissão do cargo, também foi empossado o novo delegado-chefe da Polícia Civil, o delegado João Barbosa Laranjeira de Carvalho, e reempossado o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana.

Em seu discurso, o novo secretário da Segurança Pública destacou que, entre as prioridades da sua gestão, principalmente no âmbito da Polícia Civil, está o reestabelecimento da auto-estima dos policiais, “dando-lhes condições de trabalho e melhores salários, além de capacitação, aprimoramento, atualização”.

Paulo Bezerra também citou como meta a reestruturação das delegacias e da frota automotiva, especialmente no interior, e o mapeamento dos crimes onde eles acontecem com maior intensidade. “Vamos combater veementemente os crimes contra o patrimônio, notadamente aqueles em que há violência à pessoa, a discriminação racial, os abusos sexuais contra crianças e adolescentes e o tráfico de entorpecentes”, declarou.

Com atuação em diversos estados brasileiros, como Amazonas, Santa Catarina, Acre e Alagoas, o pernambucano Paulo Fernando Bezerra já participou de grandes operações de combate ao narcotráfico nacional e internacional, a exemplo do trabalho no Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia. Há dois anos na Bahia, o novo secretário da Segurança Pública tem quase 30 anos de profissão e já exerceu as funções de chefe da Delegacia de Polícia Federal em Corumbá/MS, delegado regional de polícia na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal (DPF) em Alagoas, integrante do Conselho Estadual de Justiça e Segurança Pública do Estado de Alagoas e superintendente da Polícia Federal no Estado da Bahia. Entre seus cursos e treinamentos estão o de Inteligência e Planejamento Operacional em Repressão a Crimes de Tráfico de Substâncias Entorpecentes, ministrado pela equipe de instrutores do Drug Enforcement Administration (DEA), do Departamento de Narcótico (EUA), de Planejamento de Operações e Táticas Operacionais da Academia da Swat, Texas (EUA) e de Direitos Humanos, Polícia e Cidadania, da Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF).

Também assumiram cargos na SSP o advogado Ary Pereira de Oliveira, como subsecretário de segurança Pública; o delegado-chefe de Polícia Federal, Expedito Teixeira de Carvalho Filho, como superintendente da Superintendência de Integração da Ação Policial (Siap); o delegado de Polícia Federal Luiz Gustavo Valença Góes, como assessor especial do Secretário de Segurança Pública; o delegado de Polícia Federal Maurício Teles Barbosa, como superintendente de Inteligência Policial e o delegado de Polícia Federal Nelson Gaspar Alvarez Pires Neto, como corregedor-geral da Secretária de Segurança Pública.

Estiveram presentes na solenidade a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Lícia de Castro Laranjeira, o vice-presidente do TRE, Carlos Alberto Dulta Cintra; o procurador geral da Justiça, Lidivaldo Britto, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Roberto Pessoa, entre diversas autoridades.

Carência de recursos humanos e de estrutura

João Barbosa Laranjeira de Carvalho apontou a necessidade de reverter o quadro de precariedades estruturais e a carência de recursos humanos na Polícia Civil. “É muito importante a realização de um trabalho integrado entre as polícias Federal, Civil e Militar, para tentar combater o crime organizado e também o desorganizado, que causam problemas terríveis às comunidades”, disse o novo delegado-chefe da Polícia Civil.

Aprovado no primeiro concurso público realizado na Bahia para Delegado de Polícia da Capital, o baiano João Barbosa Laranjeira de Carvalho ocupou diversos cargos importantes no serviço público. Na área de segurança pública, foi delegado titular da antiga Delegacia de Furtos, Roubos e Defraudações, diretor do Serviço de Administração Geral, além de corregedor-adjunto da Polícia Civil. Na área da Justiça, foi diretor do Presídio de Salvador e da Penitenciária Lemos Brito. É também ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia.

Projeto Polícia Cidadã

O coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana afirmou que uma das primeiras iniciativas da nova gestão será a implementação do Projeto Polícia Cidadã. “Vamos procurar sempre a aproximação com a comunidade, trocando informações, interagindo mais, buscando a gestão participativa tanto no comando geral como nas unidades operacionais para que possamos desenvolver esse trabalho da melhor forma possível e com a qualidade que a população baiana precisa”, ressaltou.

Desde 2003 à frente do comando-geral da Polícia Militar, o coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana já desempenhou as funções de chefe da Seção de Planejamento Administrativo e Orçamentário da PM, comandante da Companhia de Polícia Rodoviária da PM-BA, diretor da Academia de Polícia Militar e diretor do Instituto de Estudos e Pesquisas da Polícia Militar.