Aumentou para 1.425 o número escolas em funcionamento total ou parcial, dentre as 1.744 que compõem a rede estadual, correspondendo a 82%. Até a noite desta sexta-feira (29), mais 42 escolas voltaram às aulas. Os dados são da Secretaria Estadual da Educação (SEC), que ontem (28) apontava 1.383 escolas funcionando normalmente.

O declínio da greve dos professores é uma constante em todo o estado. O balanço desta sexta-feira aponta que das 33 Diretorias Regionais da Educação (Direc), em 23 o retorno às aulas é de 100%. Os alunos podem consultar a lista com a relação das escolas em funcionamento no site da SEC, www.sec.ba.gov.br.

Em Salvador e Região Metropolitana a mobilização de dirigentes escolares e professores tem sido fundamental para conscientizar a comunidade escolar. Os dados de hoje apontam para um equilíbrio: 48% das escolas funcionando e 52% paradas.

Em algumas escolas onde o número de alunos ainda é pequeno não está faltando empenho e criatividade por parte dos dirigentes escolares para trazer os estudantes de volta a sala de aula. Em colégios tradicionais como o Duque de Caxias, na Liberdade e o Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEA), nos Barris, os diretores têm convocado por telefone e utilizados até emissoras de rádios. No Colégio Adroaldo Ribeiro Costa, no Cabula o esforço é o mesmo. “Nossa responsabilidade é com os alunos” afirma a vice-diretora Belquis Santos.

“Os números mostram que o fim da greve é um fato”, afirma o secretário da Educação Adeum Sauer, destacando que os professores têm atendido ao chamado do governo, pois compreenderam que o direito à Educação e a necessidade dos alunos são mais importantes. O secretário reafirma que os 200 dias letivos serão assegurados para todos os alunos.