O Educadora Blues de amanhã (18), às 21h, na Educadora FM, apresenta o guitarrista e cantor Robert Cray, com destaque para seu mais recente trabalho, “Live From Across The Pond”, álbum duplo que foi gravado ao vivo e que percorre os momentos e canções mais marcantes da trajetória do artista.

O disco começa com uma versão de “Phone Booth”, do álbum “Bad Influence” (1983), emendando para a canção “Poor Jonnhy”, do seu último trabalho em estúdio, o “Twenty” (2005). Com uma sonoridade limpa, a força presente nas versões do álbum é a prova de que Cray prefere tocar para uma platéia ao isolamento das sessões de estúdio. Em performances magistrais, como em “Right Next Door” e “Twenty”, pode-se perceber que a elegância de sua voz e de sua guitarra continuam intactas.

Robert Cray apareceu na cena blues americana do fim da década de 70 e, já nos anos 80, atingiu um grande sucesso de público, abrindo espaço para que velhos bluseiros que estavam marginalizados pelos meios de comunicação voltassem a aparecer no cenário musical. Ao lado de Albert Collins e Johnny Copeland, participou do clássico álbum de 1985: “Showdown”, trabalho que o levou a ganhar o seu primeiro Grammy, o Oscar da música.

O disco “Strong Persuader”, do ano seguinte, foi o estopim para seu sucesso nas rádios dos Estados Unidos. Para se ter uma idéia do nível de popularidade que o blues tocado por Cray alcançou, algumas músicas desse álbum chegaram a integrar trilhas televisivas de seriados norte-americanos e uma delas, a faixa “Nothing but a Woman”, foi música tema de uma enorme campanha publicitária de automóveis aqui no Brasil.