Dois mil e oitocentos ônibus com mais de sete anos de uso, que fazem o transporte rodoviário intermunicipal na Bahia, terão que ser retirados de circulação. Os ônibus pertencem a diversas empresas e a renovação da frota é uma das exigências do Governo do Estado, que busca atender a população com melhorias na qualidade dos serviços de transporte na Bahia.

Esta ação faz parte do projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), por meio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e em parceria com a Associação de Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), com o objetivo de reduzir a idade média dos ônibus para três anos e meio, no período máximo de quatro anos.

O primeiro passo será dado pelo Grupo Carletto, que assina, quarta-feira (14), um protocolo de intenções com o Governo da Bahia através da Seinfra e a Agerba, para incorporação de 67 novos veículos à frota das três empresas que compõem o grupo. A assinatura do protocolo será às 15h30, na sede da Seinfra, no CAB (4ª Avenida, nº 440, 2º andar). Esses ônibus vão atender as 176 linhas que atendem 324 localidades do Sudoeste, Sul e o Extremo-Sul do estado.

A frota na Bahia, segundo levantamento da Agerba, tem ônibus que passam de 10 a 17 anos de uso, enquanto os demais estados têm em média de três a cinco anos. A Viação Cidade Sol, Expresso Brasileiro e a Rota Transportes, que atendem a diversas localidades no interior do Estado, serão as primeiras a receberem os novos veículos. O financiamento de R$ 19,3 milhões será feito por meio do Banco Mercedes-Benz.