Cerca de 180 mil pessoas devem deixar Salvador no feriado da Semana Santa, pela rodoviária e ferry-boat. Os locais mais procurados pelos usuários são Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Lençóis, Morro de São Paulo, Ilha de Itaparica, Praia do Forte, Imbassahy e Conde. Os dados foram divulgados, hoje (4), em entrevista coletiva, por representantes dos setores de transporte e infra-estrutura do Estado e do Município.

Seis ferries, um catamarã e três lanchas rápidas estão sendo utilizados em esquema especial, que vai de hoje até segunda-feira (9), para transportar cerca de 90 mil passageiros e mil veículos previstos pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba).

Também de acordo com a Agerba, 86 mil pessoas devem deixar Salvador pelo terminal rodoviário com destino ao interior. As empresas que operam o sistema de transporte intermunicipal vão colocar 530 horários extras, além dos 540 horários normais. A previsão é de que o movimento aumente amanhã (5), a partir das 17h.

Novos ferries

O secretário estadual de Infra-Estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, anunciou a compra de mais dois ferries, que terão o dobro da capacidade dos que estão em operação. As embarcações serão entregues entre o final deste ano e 2008. Ele destacou as melhorias implantadas, no início do ano, nos terminais Bom Despacho e São Joaquim, como a aquisição de mais de mil coletes salva-vidas, 84 câmeras de segurança e reforma dos sanitários.

A Agerba vai realizar diversas blitze em pontos estratégicos, para evitar a ação dos transportes clandestinos. “”Para saber se um ônibus é do sistema regular e não clandestino, o usuário deve verificar se existe o selo e o número de ordem da Agerba que são colocados em locais visíveis, além do CAT (Certificado de Autorização de Tráfego)””, alertou o diretor executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto.