Os mais de 500 moradores e pequenos agricultores do loteamento Jóia do Rio I e II, em Barra de Pojuca, distrito de Camaçari, não enfrentam mais problemas no abastecimento de água. A ampliação da rede, inaugurada sábado (19), resultado da parceria entre a Embasa e a Prefeitura, beneficia 124 residências.

Em menos de um mês, a Embasa implantou cerca de 6,5 mil metros de rede de distribuição, com tubos de 60 milímetros. As obras em Barra de Pojuca vão continuar com a implantação de mais 2,7 mil metros. O loteamento Jóia do Rio surgiu em meados dos anos 80, como um projeto pioneiro de assentamento rural, onde são desenvolvidos projetos de avicultura, fruticultura e piscicultura.

A Embasa está concluindo a construção de mais dois poços – um no Espaço Alfa e outro na área do Estádio Armando Oliveira. A previsão é de que entrem em operação até o final de junho. Os dois reservatórios vão aumentar em 20% a capacidade de abastecimento da sede, passando dos atuais 300 litros para 360 litros de água por segundo.

Ainda está prevista a construção de outros dois poços – um no Machadinho e outro no parque Serra Verde. Orçados em R$ 3 milhões, serão financiados pelo governo federal e podem entrar em operação até o final do ano. Tudo vai depender da liberação dos recursos. A Embasa precisará de aproximadamente cinco meses para desenvolver o projeto, licitar e entregar o reservatório funcionando.

A falta de água começa a deixar de ser um problema em Camaçari. Em pouco mais de quatro meses do novo governo estadual, o município experimenta uma nova realidade, com a construção de poços, implantação de nove quilômetros de adutora e mais de 15 quilômetros de rede de abastecimento.