O quiosque do Parque Metropolitano de Pituaçu foi o local escolhido para exibir, gratuitamente, a pré-estréia nacional do documentário Somos Todos Um, de Ward Power, hoje (29), às 18h30. Além da Bahia, outros sete estados vão apresentar o filme antes do lançamento oficial, que será no dia 6 de julho.

A idéia, segundo o secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos, é fazer com que o quiosque vire uma sala de projeção permanente. “O parque é um patrimônio de todos. É um espaço público de lazer e entretenimento”, lembrou. Uma estrutura especial foi montada no local pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Art House Film, distribuidora do documentário, com cadeiras, telão, retroprojetor e caixa de som para oferecer mais conforto e melhor visibilidade ao público. De acordo com o coordenador de Eventos Socioculturais do parque, Marcell Moraes, a iniciativa integra o compromisso da nova administração de fortalecer o vínculo com a comunidade local.

A sessão do documentário é aberta ao público, mas quem quiser poderá contribuir com um quilo de alimento não-perecível, que será doado ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), que presta serviços de apoio ao tratamento de crianças carentes há 13 anos.

O documentário Somos Todos Um conta a história de um grupo de amigos de classe média que decide fazer um filme sobre o significado da vida. Com apenas uma câmera de vídeo, uma lista de 20 perguntas e um sonho, eles transformam-se em cineastas independentes. Nesta aventura, milagrosamente, encontram-se com muitos dos principais líderes espirituais, autores, ícones e mestres do nosso tempo. A película entrelaça aventuras extraordinárias com  respostas às questões cruciais sobre a vida, numa jornada que acaba por transformar sua forma de perceber o mundo, como sendo Um.