Tendo como finalidade a integração e inserção social dos portadores de transtornos mentais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) de Ilhéus e Itabuna através do esporte e do lazer, o Parque Desportivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sedia, no próximo dia 17, o  I Intercaps Ilhéus-Itabuna. Devem participar do evento 100 pessoas, 50 de cada CAP, disputando medalhas nas modalidades de atletismo e futebol.

A professora Nairan Caldas, que coordena o projeto de extensão Assistência de Enfermagem aos Portadores de Transtornos Mentais,  com atividades nas duas cidades, disse que a atividade também tem por objetivo comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, festejado em 18 de maio. Esse movimento, deflagrado na década de 80 por profissionais da área de saúde mental, com envolvimento da sociedade, vem denunciando os maus tratos sofridos pelos portadores de transtornos mentais quando são submetidos a internações nos hospitais psiquiátricos. O objetivo é a substituição do modelo hospitalar por um modelo extra-hospitalar, onde é garantido o respeito às pessoas e um tratamento humanizado.

O I Intercaps será realizado através de uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, formado por professores e alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Uesc.  Os participantes vão disputar corridas de 100, 200 e 400 metros e revezamento, além de torneios de futsal masculino e feminino.