Os pensionistas que tiveram o pagamento do benefício suspenso na folha de agosto por não atenderem às convocações para o recadastramento têm nova chance de ser incluídos em folha suplementar. Caso se recadastrem até sábado (15), terão o benefício depositado quarta-feira (19). Este será o segundo pagamento extraordinário realizado em setembro pela Secretaria da Administração (Saeb) para incluir pensionistas que perderam os prazos regulares. No primeiro, dia 6, foram restabelecidas as pensões de 1.574 beneficiários que fizeram a regularização nos postos de recadastramento.
Até a terça-feira (11), um total de 305 titulares de pensão já haviam comparecido, habilitando-se ao pagamento na segunda folha suplementar. Para contemplar o máximo de beneficiários, a Saeb, segundo a diretora de Previdência, Daniella Gomes, dilatou ao máximo o prazo para confecção da segunda folha suplementar a pedido dos próprios pensionistas, que têm procurado os postos para o recadastramento.
Das 14 unidades do Ceprev – Centro de Atendimento Previdenciário, na capital e no interior (ver lista abaixo), 12 abrem até sexta-feira e as unidades localizadas nos postos SAC dos shoppings Barra e Iguatemi ficam disponíveis também aos sábados.
Ao todo, 2.909 pensionistas tiveram os benefícios suspensos da folha de agosto, por não atenderem à convocação para recadastramento. Para normalizar o recebimento do benefício, o pensionista deve comparecer aos postos do Ceprev munido do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, último contracheque e comprovante de conta corrente.
No total, 4.787 pensionistas foram convocados pelo Governo do Estado, em última chamada, para regularizar a situação. Destes, 1.808 atenderam dentro do prazo às chamadas realizadas desde julho. Os pagamentos suspensos correspondem a 13% do total de 21.135 beneficiários de pensões pagas atualmente pelo Estado.
O recadastramento integra o processo de auditoria realizado pela Saeb para detectar pagamentos indevidos na folha. Quem não atender ao chamado e não entrar nesta segunda folha suplementar pode realizar o recadastramento e ter o pagamento de agosto junto com a folha normal de setembro, a ser paga no dia 28. “O benefício continuará suspenso até o pensionista realizar o recadastramento”, explica Daniella Gomes.
Mais esclarecimentos através dos telefones (71) 3115-1607 e (71) 3115-3102, ou através do e-mail dpratende@saeb.ba.gov.br. Os nomes dos pensionistas que estão com o benefício suspenso podem ser consultados no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou nas unidades do Ceprev. Quem não puder comparecer ao posto deve encaminhar pelo representante legal, além dos documentos acima relacionados (em cópia autenticada, ou em cópia simples acompanhada do original), um atestado ou relatório médico.
Quem não possui procuração por instrumento público pode utilizar formulário disponível nas unidades do Ceprev. Familiares ou responsáveis por beneficiários de pensão já falecidos deverão comparecer imediatamente a uma das unidades do Ceprev para comunicar o falecimento, independente da data em que tenha ocorrido, apresentando a respectiva certidão de óbito.