O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, será o palestrante, na retomada dos debates do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas, presidido pelo governador Jaques Wagner e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).

O evento, amanhã (3), às 14h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), marcará o início da série de debates “Diálogo das Águas”, promovida pela Superintendência Recursos Hídricos (SRH).

Doutor em Meteorologia, Carlos Nobre vai falar sobre “Mudanças Climáticas Globais e Impactos no Brasil”. Ele alerta que as mudanças climáticas, resultantes do aumento da concentração atmosférica dos gases de efeito estufa, deixaram de ser algo para acontecer num futuro distante e passaram a ser algo do presente. Elas são reais, estão acontecendo e, na verdade, se acelerando, disse.

O pesquisador explica que as respostas a estas mudanças, principalmente as relacionadas ao aumento da temperatura, são visíveis através da aceleração do aumento do nível do mar, derretimento de geleiras, aumento da estação de crescimento das plantas em altas latitudes, mudanças ecológicas em escala global, inclusive com extinção de espécies, e aumento da freqüência e intensidade de fenômenos meteorológicos e climáticos extremos.

“O Brasil, por ter uma economia fortemente baseada em recursos naturais, a exemplo da energia hidráulica, como principal matriz energética, é particularmente vulnerável às mudanças climáticas.” Ele avalia que o país pode sofrer prejuízos nos setores energético e agrícola, nas zonas costeiras, na biodiversidade e através do aumento dos desastres naturais. Segundo Nobre, a maior contribuição do país, no sentido de abrandar esses efeitos, pode acontecer através da redução dos desmatamentos da Amazônia, responsáveis por 75% das emissões brasileiras de dióxido de carbono.

A programação do “Diálogo das Águas” se estenderá ao longo de todo ano, estimulando a sociedade a discutir questões relacionadas à degradação ambiental. Sob a temática geral “Água, Sociedade e Ambiente”, os debates irão difundir informações sobre temas ambientais atuais, seus efeitos e como a sociedade pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e a gestão racional da água.