A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está promovendo um ajuste do sistema interno para ampliar, melhorar e tornar mais eficiente o serviço prestado pela Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv).  As principais diretrizes dessa iniciativa foram discutidas hoje (7), durante encontro que reuniu, na sede do Planserv, o secretário da Administração, Manoel Vitório, e os coordenadores da organização. Na reunião foram apresentadas também propostas para a implementação de auditorias, controle interno e criação de um canal de comunicação mais direto e interativo com os beneficiários.

O secretário da Administração destacou a importância do trabalho inicial dos gestores do Planserv no sentido de ampliar a capacidade gerencial do sistema, de modo a fortalecer as funções de controle, acompanhamento, regulação e avaliação financeira. Também ressaltou a disposição de ampliar as parcerias com a rede assistencial para prestar um atendimento cada vez melhor. “Vamos investir em campanhas educativas e em ações estratégicas de comunicação para identificar o nível de satisfação dos beneficiários e elevar a qualidade dos serviços ofertados”, afirmou.

Ao final do encontro, a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, anunciou a criação de um grupo multidisciplinar de trabalho visando agilizar o credenciamento dos prestadores de serviços de saúde e implantar uma tabela de remuneração de procedimentos. Ela enfatizou também que outras iniciativas prioritárias são a implementação das auditorias internas para acompanhar e aperfeiçoar o sistema de autorizações e a consolidação da Central de Marcação de Exames (CME), atualmente voltada para autorizações prévias de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Para levar adiante esse projeto com sucesso, o Planserv, assegurou Sônia Carvalho, espera contar com o apoio e a parceria da rede referenciada que tem também como objetivo maior o bem-estar de seu público-alvo. “A qualidade dos serviços ofertados terá amplo acompanhamento e avaliação, inclusive com ações que estimulem a participação dos servidores no processo de melhoria dos serviços e o aumento da satisfação dos beneficiários”, completou.

Perfil

Outros assuntos discutidos durante o encontro, foram a síntese epidemiológica, o perfil e o crescimento do número de beneficiários do Planserv, que já abrange aproximadamente 462 mil vidas.

O percentual de usuários do plano hoje é maior na faixa etária até os 18 anos (25,76%) e na faixa acima dos 59 anos (16,64%). Em relação à distribuição de beneficiários por local de trabalho, a Secretaria da Educação (SEC) é quem concentra o maior número (37,95%), seguida pela Polícia Militar (21,68%) e pela Secretaria da Saúde (Sesab) (12,12 %). Já em relação à prevalência de patologias, o índice maior corresponde a problemas cardiovasculares e respiratórios.