Para manter a tranqüilidade da tradicional Festa de Iemanjá, que ocorrerá no próximo dia 2 (sexta-feira), no Rio Vermelho, a Polícia Militar montará um esquema de segurança envolvendo um efetivo de 990 policiais, que atuarão em barreiras de trânsito, patrulhas e duplas distribuídas em toda área do evento, garantindo a integridade física e patrimonial dos participantes.

Serão montados dois postos de comando, um no módulo policial do Largo da Mariquita e outro na Rua Guiomar Muniz. Haverá ainda quatro pontos de abordagens (Rua Conselheiro Pedro Luís, Rua Nelson Galo; Curva da Paciência; e Rua Odilon Santos), que realizarão revistas preventivas em pessoas e veículos, inclusive ônibus. Três barreiras de trânsito serão instaladas na Rua Alexandre Gusmão e nas travessas Prudente de Moraes e Basílio Magalhães, a fim de disciplinar o trânsito no local da festa. Realizarão o policiamento 169 patrulhas, 20 das quais terão como missão realizar o isolamento das oferendas, organizando as entregas.

A Coordenadoria de Operações de Bombeiros da PM empregará 91 bombeiros militares, que atuarão em patrulhas de atendimento pré-hospitalar, com o apoio de viaturas de combate a incêndio, de salvamento e ambulâncias do Salvar. Vinte e cinco guarda-vidas do Grupamento Marítimo – Gmar, com botes, orientarão os banhistas e devotos com relação aos cuidados que deverão ter nas praias do Rio Vermelho e da Paciência. O posto de comando dos bombeiros estará localizado no Largo da Mariquita.

Além das unidades operacionais, apoiarão o policiamento o Batalhão de Polícia de Choque, o Esquadrão de Motociclistas Águia, o Esquadrão de Polícia Montada e a Academia de Polícia Militar, o Grupamento Aéreo da PM (Graer), a Rondesp e Operação Gêmeos.