Para aproveitar os horários de folga, os policiais militares que garantem a segurança do folião nas ruas estão participando de uma vasta programação de lazer na Vila Militar da corporação, no Bonfim. Hoje (18), tudo começou com um café-da-manhã servido no refeitório. No total, cerca de 1.180 policiais de companhias e batalhões da capital e do interior estão se divertindo com atividades lúdicas como futebol, dominó, jogos eletrônicos, karaokê e sessões de filmes.

A idéia é promover a integração dos PMs durante o Carnaval num ambiente descontraído, possibilitando que eles saiam para o trabalho mais relaxados. As atividades, que vão das 8h às 22h, incluem ainda passeios à praia e sorteios de camisas para os camarotes da Polícia Militar no Quartel dos Aflitos e no circuito Barra-Ondina.

A novidade deste ano é a diversificada programação oferecida às policiais femininas, que inclui massagens, aulas de dança do ventre e salão de beleza, com direito à limpeza de pele, drenagem linfática e manicure. Cerca de 172 mulheres vieram do interior para participar das atividades de lazer. Como Jocélia  Santos, 31 anos, que é policial há dez anos e veio de Jequié para atuar no Carnaval de Salvador.

Ela participou de uma sessão de massoterapia na Vila Militar e disse que se sentia “bem mais leve e relaxada depois da massagem. Dá para ir trabalhar com mais tranqüilidade. Além disso, fez limpeza de pele, hidratação e escova nos cabelos “pra ficar bonita durante o trabalho nos circuitos”, acrescentou.

Já a também policial Jaqueline Ferreira de Souza, 33 anos, veio de Itabuna, deixando o marido e a filha Andressa, para trabalhar no Carnaval. “Já fiz um pouco de tudo, inclusive massoterapia, alisamento capilar e aula de dança do ventre. O momento de lazer é muito importante, a gente tem a oportunidade de conhecer colegas de trabalho e fazer amizades. É gratificante”, falou. Na ala masculina, a Vila Militar serviu de ponto de encontro para dois amigos de infância, os policiais Clodoaldo Gonçalves e Adriano Araújo, ambos de 33 anos, que se conhecem desde os tempos de criança em Jequié. Em pleno Carnaval de Salvador, a dupla  teve a oportunidade de jogar futebol, sinuca e ir à praia.

“Está sendo divertido e proveitoso. Só lamento o mau tempo”, disse Clodoaldo. Ambos também foram sorteados e ganharam camisas para curtir o camarote da PM, para onde vão no horário de folga. “As atividades aliviam o estresse e dão mais disposição para trabalhar. Além disso, diminuem a saudade que eu sinto da esposa e dos filhos que deixei em Jequié”, comentou Adriano Araújo.     

De acordo com os tenentes-coronéis José Peixinho e Antônio de Carvalho Melo, a idéia é fazer os policiais se sentirem valorizados. “A atividade policial é estressante e, além disso, muitos deles deixam o convívio familiar, em suas cidades, para estar aqui. Então, é necessário compensar de alguma forma, tornando a presença deles aqui mais prazerosa”, destacou Peixinho.