Policiais da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) prenderam ontem (10) em Maceió (AL), o estelionatário Itamar Lázaro Nascimento Silva, de 33 anos, chefe de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito, desarticulada em agosto do ano passado, com a prisão de quatro garçons que trabalhavam em bares e restaurantes de Salvador. Segundo informou a delegada Maritta Souza, titular da Deltur, o único integrante do grupo que continua foragido é Alexandre Samurai, que já teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Criminal.

Itamar foi capturado no Detran de Maceió, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva decretada pelo juiz Wilson Gomes de Souza, da 14ª Vara Crime, no momento que prestava exame de direção para obter carteira de habilitação.  Além dele e de Alexandre Samurai, integravam a quadrilha os garçons Francismário Silva, Marciano Júlia e Joveraldo Silva, encarregados de passar as máquinas com as informações dos cartões para o chefe do grupo.

Quando presos, em agosto de 2006, mediante uma denúncia anônima, os estelionatários estavam de posse de duas máquinas conhecidas como “chupa-cabra”, utilizadas para capturar as informações dos cartões de crédito de clientes de bares, restaurantes e até de postos de gasolina. O primeiro a ser capturado foi Joveraldo que, interrogado, assumiu a clonagem de, pelo menos, 350 cartões.

A Polícia apurou que, além de chefiar a quadrilha, Itamar era a pessoa encarregada de transferir os dados dos cartões para o computador, pagando aos garçons a quantia de R$ 30,00 pelas informações colhidas de cada cartão. Itamar, que se encontra recolhido ao xadrez da Deltur, será encaminhado ao Presídio de Salvador (Casa de Detenção).