Embora haja uma redução dos assaltos a ônibus neste Carnaval (17,6% nos três primeiros dias de festa em comparação com igual período no ano passado), o sistema de transporte coletivo de Salvador tem sido alvo de atos de vandalismo nos terminais de bairros e pontos de desembarque em áreas periféricas, sobretudo entre 3h30min e 5 horas da manhã, quando os foliões estão voltando para casa. Para coibir a ação de baderneiros, a Polícia Militar está intensificando o policiamento nos pontos finais de ônibus através da Operação Gêmeos, com o apoio da Rondesp sob a supervisão do patrulhamento aéreo, com a utilização do helicóptero da corporação.

Segundo informou o delegado Pietro Baddini, coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) da Polícia Civil, viaturas daquela unidade especializada também estão sendo deslocadas para os terminais de  ônibus das comunidades de Águas Claras, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e ainda para o Vale do Canela. Entre a abertura do Carnaval, na quinta-feira (15), e o início da manhã de hoje (18), foram registrados 28 assaltos a ônibus em Salvador contra as 34 ocorrências verificadas no mesmo período no ano passado.

Patrulhamento aéreo

Funcionando como uma plataforma de observação aérea, o helicóptero do Grupamento Aéreo da PM proporciona uma visão privilegiada das ruas e tem sido de grande utilidade, principalmente à noite, sobrevoando pontos periféricos do Carnaval que dão acesso aos terminais de ônibus e, a partir de agora, supervisionando o policiamento nos locais de desembarque de passageiros nos bairros. Os holofotes da aeronave iluminam pontos escuros nas ruas, possibilitando abordagens policiais mais rápidas em trechos considerados vulneráveis.