A Polícia Militar empregará um efetivo de 2.302 policiais militares na Operação Lavagem do Bonfim, na próxima quinta-feira (11). Serão 205 patrulhas distribuídas estrategicamente ao longo do cortejo, que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Para a composição do efetivo, atuam conjuntamente os batallhões de Policiamento de Área, Apoio Operacional, Polícia de Choque, Polícia de Guardas, companhias independentes, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão de Motociclistas Águia e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental.

Para regular o fluxo de veículos e pedestres e realizar abordagens preventivas contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, serão montadas 44 barreiras em todas as vias que dão acesso aos pontos do evento. A Coordenadoria de Operações de Bombeiros da PM também atuará lançando patrulhas de socorrismo apoiadas por guarnições do Salvar.

A atuação da PM começa na segunda-feira (8), com o policiamento ostensivo na festividade da Encarnação dos Principais Milagres de Cristo e na Caminhada dos Fiéis (Colégio São José até a Igreja da Boa Viagem). Na terça-feira (9), a PM inicia o ordenamento do tráfego, junto às empresas montadoras de barracas e transeuntes, para evitar acidentes. Na noite anterior à Lavagem (10), será feita uma varredura em todo o trajeto do cortejo, para não permitir veículos estacionados nos locais de concentração popular e arrumação das entidades carnavalescas.