De hoje (8) até quinta-feira (11), a Polícia Militar da Bahia empregará um efetivo de 2.302 policiais militares na Operação Lavagem do Bonfim 2007. Serão 205 patrulhas distribuídas estrategicamente ao longo do cortejo, que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

Para a composição do efetivo, atuam conjuntamente Batallhão de Policiamento de área, Batalhão de Apoio Operacional, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Polícia de Guardas, companhias independentes, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão de Motociclistas Águia e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental.

Para regular o fluxo de veículos e pedestres e realizar abordagens preventivas contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, serão montadas 44 barreiras em todas as vias que dão acesso aos pontos do evento. A Coordenadoria de Operações de Bombeiros da PM também atuará lançando patrulhas de socorrismo apoiadas por guarnições do Salvar.

A atuação da PM inicia-se na segunda-feira (8), com o policiamento ostensivo na festividade da Encarnação dos Principais Milagres de Cristo e na Caminhada dos Fiéis (Colégio São José até a Igreja da Boa Viagem). Na terça-feira (9), a PM inicia o ordenamento do tráfego, junto às empresas montadoras de barracas e transeuntes, para evitar acidentes.

Na noite anterior à lavagem, dia10, será feita uma varredura em todo o trajeto do cortejo, para não permitir veículos estacionados nos locais de concentração popular e arrumação das entidades carnavalescas.