Objetivando ampliar o diálogo sobre as novas políticas que estão sendo elaboradas para a cultura pelos governos federal e estadual, será realizado de 6 a 8 de março, às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Ufba, o II Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais – Perspectivas Culturais da Bahia.

O secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário estadual da Cultura, Márcio Meirelles, abrem os debates, no dia 6, falando sobre as novas propostas para a cultura no Brasil e na Bahia. No dia 7, as palestras ficam por conta da superintendente de Cultura, Ângela Andrade, e do superintendente de Promoção Cultural, Paulo Henrique Almeida, ambos da Secretaria da Cultura (Secult). Em pauta, as perspectivas de formação, integração e desenvolvimento da cultura na Bahia. 

Encerrando os debates, no dia 8, os dirigentes das instituições vinculadas à Secult falam sobre as novas diretrizes para os institutos e fundações culturais do Estado. Na mesa, os diretore-gerais do Irdeb, Póla Ribeiro, do Ipac, Frederico Mendonça,  da Fundação Cultural da Bahia, Gisele Nussbaumer, e da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.

A idéia é ter uma visão completa das novas propostas de políticas culturais, explorando desde a visão mais macro da cultura, no Brasil e na Bahia, até as ações mais específicas. Esperamos ter um público heterogêneo, formado por estudiosos, intelectuais, artistas, produtores culturais, estudantes e demais interessados no tema”, afirmou o professor Albino Rubim, da Facom, que está promovendo o II Ciclo de Debates através do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.  

As inscrições para o evento custam R$ 20 (profissionais) e R$ 10 (estudantes) e podem ser feitas na própria Facom, no campus de Ondina, telefone (71) 3263-6182.