O governo do Estado economizou ontem (3) R$ 955 mil na compra de carteiras escolares, mesas e cadeiras, via pregão eletrônico. O valor referencial para os três lotes, correspondentes a 43.760 carteiras, 950 mesas e 950 cadeiras, estava cotado em R$ 2,7 milhões, com base em preços históricos registrados em contratações do governo para esses itens em anos anteriores, e a aquisição foi feita por R$ 1,74 milhão, o equivalente a um desconto global de 35,37%.

No lote de carteiras, os preços baixaram do valor referencial de R$ 2.563.898 para R$ 1.650.000, uma diferença de R$ 913.898, ou 35,64%. No de cadeiras, o referencial era de R$ 50.350, vencendo a proposta de R$ 27.900. A economia, de R$ 22.450, correspondeu a 44,63%. Para as mesas, a economia foi de 22%, equivalente à diferença entre os R$ 85.500 da proposta inicial e os R$ 67 mil da vencedora.

Com a disputa ainda em andamento, os lances sucessivos propiciaram uma economia de R$ 600 mil entre a menor proposta inicial e a final. Para a disputa de cada lote, houve até 25 empresas participantes. A Secretaria da Administração (Saeb) ofereceu suporte operacional à Secretaria da Educação (SEC) na compra.

A meta da Saeb é ampliar o uso do pregão eletrônico e, para tanto, além de capacitar servidores, vem oferecendo apoio às áreas de compras das secretarias. “Além disso, vamos reforçar a fiscalização de contratos, envolvendo as demais unidades do Estado, para evitar que o serviço executado ou o bem entregue não corresponda às especificações previstas na licitação”, explicou o secretário da Administração, Manoel Vitório.

Além de maior competitividade e transparência, o pregão eletrônico oferece agilidade tanto na disputa como na entrega de bens e serviços. A cada lance dado  na internet, a economia, conseguida em pouco mais de dez minutos de disputa, surpreendia a equipe da SEC, que acompanhou o processo na Central de Licitações da Saeb. O pregoeiro Carlos Henrique Cardoso presidiu a disputa.

Apoio

“Como órgão sistêmico, estamos dando todo suporte ao pregoeiro da SEC nestas aquisições. Assumimos as compras de todas as novas secretarias que não possuem equipes formadas. Nas demais, estamos à disposição para dar apoio a quem ainda está se familiarizando com a ferramenta”, explicou o coordenador da Central de Licitações do Estado, Adriano Gallo.

Conforme o edital da disputa, as três empresas que ofertaram o menor preço terão dez dias para apresentar amostras dos produtos. Carteiras, mesas e cadeiras de cada fornecedor selecionado serão avaliadas por uma comissão técnica definida pela SEC. Após esta análise, o pregoeiro volta ao sistema e declara o vencedor.

O chefe de gabinete da SEC, Salvador Trevisan, o diretor-geral, Carlos Pedrosa Júnior, e mais uma dezena de servidores acompanharam a disputa on-line e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os próximos procedimentos, como, por exemplo, documentação.

“Com a experiência acumulada que possui, a Saeb está oferecendo um suporte para esta importante compra. As próximas deverão utilizar a mesma modalidade, pela economia e praticidade”, declarou Pedrosa Júnior. “É o primeiro pregão eletrônico da SEC este ano e preferimos pedir um suporte, quanto ao sistema, para a Saeb. Além da estrutura física, contamos com apoio operacional”, comemorou o pregoeiro Carlos Henrique Cardoso.

Videoconferência

Servidores de todo o estado assistiram hoje (3) à terceira videoconferência promovida este ano pela Coordenação Central de Licitações da Saeb, tendo como tema  justamente o pregão eletrônico. O coordenador de Licitações Adriano Gallo, explicou os procedimentos da modalidade de compra, que funciona através de sessão pública, presencial ou em uma sala virtual de “chat” na internet, reunindo as empresas interessadas em fazer negócio com o Estado.

A explanação foi transmitida por videoconferência do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, para 30 auditórios do interior, das 13h30 às 18h. Os servidores inscritos da capital assistiram às aulas no prédio do IAT, parte deles de forma presencial, parte em sala também preparada para videoconferência.

Nesta videoconferência puderam participar servidores de todos os municípios da Bahia, que dirigiram-se para os municípios-sede, onde estão os auditórios das Direcs: Teixeira de Freitas, Eunapólis, Itapetinga, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Brumado, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Valença, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim, Amargosa, Guanambi, Santo Amaro e Cruz das Almas.