O Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), realizado pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) e organizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), concluiu seu primeiro dia de provas ontem (15) em clima de tranqüilidade e organização.

Nessa primeira fase, concorreram  mais de 20.688 candidatos às 3.442 vagas para o cargo de Professor, da rede pública de ensino do Estado. Em Salvador, as provas foram aplicadas no Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, centro da cidade, enquanto no interior, em 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direcs).

No total, a aplicação do exame neste domingo envolveu 49 estabelecimentos de ensino e 838 salas de aulas em todo o estado. Uma equipe de 2.900 profissionais trabalhou na organização do concurso em Salvador e interior, entre supervisores, aplicadores de prova, auxiliares, porteiros, bancas examinadoras, médicos e enfermeiros, motoristas, carregadores e outras funções.

Tanto na capital e quanto demais cidades baianas, os horários e regras estabelecidos nos editais da seleção pública foram respeitados e atendidos pelos candidatos.

“Problemas pontuais, em um ou dois locais de provas no interior do estado, decorrentes do grande volume de concorrentes, foram prontamente resolvidos pelos coordenadores locais. Não há registro de nada grave”, destacou Djalma Fiuza, da Coordenação de Organização da Seleção Pública pela Uneb.

Disputam o atual processo seletivo mais de 180 mil candidatos. Além dos 20.688 inscritos para o cargo de professor, foram registradas 161.521 inscrições para as funções administrativas e de apoio.   

As provas do domingo, com duração de três horas, apresentaram questões de Língua Inglesa, Matemática, Português, Educação Física, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Educação Artística, Filosofia e Sociologia, de acordo com a disciplina pretendida pelo candidato à vaga de professor. Os candidatos consideraram que as provas estavam fáceis, com questões no nível requerido para o cargo de professor, revelando otimismo e confiança de obter a aprovação nessa seleção pública.

Próximas Etapas

A partir do dia 29 de abril, os 161.521 candidatos realizarão as provas para as funções administrativas e de apoio. A organização das próximas etapas reunirá 16.010 pessoas, distribuídas em 180 estabelecimentos de ensino, totalizando 4.101 salas de aula. O conteúdo programático e o prazo estabelecido para recursos foram publicados em duas portarias divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 12 de abril.    

A equipe da universidade reuniu membros do Programa Rede Uneb 2000, da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) e da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), sob a supervisão da Assessoria Especial (Assesp) do Gabinete da Reitoria.

Na avaliação do professor Luiz Carlos dos Santos, presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e membro da Comissão Organizadora da Seleção, o saldo do processo é bastante positivo, principalmente considerando o curto prazo que a UNEB teve para organizar toda a logística de produção, impressão e distribuição de materiais, além da grande demanada de candidatos, que superou as previsões dos organizadores.

“Temos que ressaltar também o alcance social dessa iniciativa da Secretaria da Educação. Mesmo sendo uma Seleção Simplificada (Reda), assegura os princípios da Administração Pública (impessoalidade, moralidade, legalidade, transparência e publicidade), além de propiciar oportunidade de ingresso no serviço público de milhares de pessoas com escolaridade mínima da quarta série do ensino fundamental (serviços gerais e merendeiras), alijadas de concursos e seleções públicas há mais de 20 anos”, considera Luiz Carlos dos Santos.  Informações, editais, retificações e etapas do processo seletivo podem ser acessar o site www.selecaopublica.uneb.br.