Um novo projeto de qualificação profissional para policiais civis e militares do Estado da Bahia foi apresentado aos secretários Paulo Bezerra, da Segurança Pública, e Márcio Meirelles, da Cultura, e ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Jorge Santana, no auditório da SSP, no Centro Administrativo da Bahia.

Trata-se do Programa de Segurança Pública Cidadã, que prevê a criação da Universidade Corporativa de Segurança Cidadã e uma série de ferramentas facilitadoras da interação com a comunidade, inclusive através da arte, como explicou a pedagoga Heloísa Helena Soares, que participou da elaboração do projeto.

Uma das etapas, que conta com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), está sendo implementada em 158 unidades da PM na capital e no interior. Policiais – denominados no projeto como consultores internos – foram selecionados de acordo com o perfil técnico-profissional, para atuarem em linhas de ação específicas da dinâmica do programa.

O projeto de qualificação profissional terá a participação de consultores externos (professores, tutores, palestrantes e mediadores de eventos), responsáveis pela coordenação pedagógica, cujas linhas de ação constam de educação continuada, jogos educativos, educação para a Saúde e condicionamento psicocorporal, atividades técnico-operacional, atividades de arte-aprendizagem e atividades de relações institucionais internas e externas.

A iniciativa vai beneficiar todo efetivo da corporação (cerca de 30 mil policiais), através de ações de capacitação e treinamento envolvendo parcelas de cada unidade. Segundo a pedagoga Heloísa Helena Soares, que está à disposição da SSP, o Programa Segurança Pública Cidadã é um novo olhar sobre a formação profissional e a educação continuada.